top of page
Meno_simonis.jpeg

NOSSA HISTÓRIA

Conheça a história da Igreja Menonita

Nossa História

Assim, em 21 de janeiro de 1525, eles tomaram a decisão de serebatizarem como adultos em base à sua fé e de servir a Cristo. Mascomo naquela época o rebatismo era considerado ilegal e tambémrebelião contra a Igreja e a ordem social, eles foram perseguidos,presos e até martirizados. A partir dessa data foram denominados deanabatistas, por praticarem o rebatismo, já que tinham sido batizadoscomo crianças na Igreja Católica ou mesmo protestante.Para eles a Igreja deveria ser formada por pessoas que, por umadecisão voluntária:

A Igreja Menonita tem a sua origem em meados da década de 1520 com o reformador protestante Ulrich Zwinglio, na cidade de
Zurique na Suíça. Vários dos seus seguidores se afastaram quando ele começou a fazer parte do Conselho Político que governava a cidade, porque este interferia nas decisões e na vida da igreja. Para estes seguidores de Zwinglio, a Igreja deveria seguir somente os ensinos de Cristo como estão registrados nos Evangelhos e não deveria permitir a intromissão de interesses do poder político.

1. Queriam seguir a Cristo e seus ensinamentos,
2. Formar uma comunidade onde todos se ajudavam mutuamente, onde eram considerados todos iguais, para que não houvesse uma
estrutura de opressão dos líderes sobre os liderados.
3. Viver vidas transformadas, ajudando as pessoas a se reconciliarem com Deus e umas com as outras.

Esse movimento da reforma protestante denominado de Anabatista se espalhou rapidamente pela Europa Central, principalmente
entre as pessoas que formavam a classe sócio-econômica mais pobre.

Menno Simons

Meno_simonis.jpeg

Na Holanda o movimento anabatista chegou em 1530, formando diversas comunidades que estudavam a Bíblia para colocá-la em prática. Um deles foi um sacerdote católico chamado Menno Simons que começou a investigar os acontecimentos e também estudar os Evangelhos para melhor poder instruir os fiéis da sua igreja.

Com os estudos das Escrituras, ele foi profundamente tocado pelos ensinos de Cristo, uniu-se aos anabatistas e logo foi chamado para ser o líder da Igreja trazendo coesão e direção para centenas de pequenas igrejas que se reuniam em casas, porões, estábulos, cavernas, bosques, etc. A liderança de Menno Simons teve grande importância em direcionar as igrejas para o único fundamento da nossa vida e fé que é Jesus Cristo. O texto chave para ele era:

1 Cor 3:11 “ porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é JESUS CRISTO”.
        

 As igrejas anabatistas passaram a ser conhecidas pelo nome do seu líder – menonitas.

Captura de Tela 2022-02-22 às 13.17.30.png

Perseguições

Por causa das perseguições e das restrições para seus cultos e reuniões, procuravam por lugares onde eram tolerados. Assim muitos
emigraram da Holanda e norte da Alemanha para a região da antiga Prússia, que hoje faz parte da Polônia. Dessa região emigraram a
partir de 1790 para a Ucrânia, por falta de novas terras, a ameaça da invasão de Napoleão e por terem recebido um convite da Czarina Catarina a Grande da Rússia, para ocuparem e colonizarem essas terras.


Ali viveram 150 anos e prosperaram, mas com a chegada da Revolução comunista de 1917 e o confisco de todas as propriedades privadas, inclusive as igrejas e escolas, decidiram sair para outros países que lhes oferecessem a liberdade para viver e cultuar a Deus.

A vinda ao Brasil

Assim, em 25 de novembro de 1929 apenas 5000 menonitas conseguiram vistos para sair da Russia, e depois de alguns meses na Alemanha, os únicos países dispostos a recebê-los, foram o Brasil e o Paraguai. A partir de fevereiro de 1930 chegaram ao Brasil 1250 menonitas, que foram assentados na região central de Santa Catarina, então município de Ibirama, em uma área de muitas serras e florestas tropicais.


Procurando condiçoes melhores para a subsistencia, vários grupos de famílias mudaram para outras regiões do Brasil, levando o evangelho e fundando igrejas. A AIMB foi fundada em 1956, visando unir e fortalecer as igrejas menonitas que se haviam estabelecido em Curitiba e no municipio de Palmeira.

Igrejas se associando

A AIMB foi fundada em 1956, visando unir e fortalecer as igrejas menonitas que se haviam estabelecido em Curitiba e no municipio de Palmeira.

Em 1958 deu-se inicio ao primeiro trabalho missionário na Vila Lindóia, em 1964-65 inicia-se o trabalho no Xaxim e por volta de 1970 o primeiro trabalho no interior, no municipio de Palmeira.

 

Mais tarde,em 1970 foi criada a AMAS (Associação Menonita de Assistência Social), afim de promover o bem estar social e prestar assistencia aos carentes e levar o evangelho de Cristo ao próximo. Hoje 9 igrejas (todas no estado do Paraná) estão associadas à AIMB, trabalhando para que Jesus seja conhecido e que o Reino de Deus se extenda.

bottom of page